Texto de Ronaldo Campos
Fotos do projeto de educação patrimonial - realizado no IEMG (2017)
Nos
últimos anos no Brasil, em todos os níveis da educação formal, observamos o
crescimento do processo de ensino aprendizagem a partir de projetos. Apesar de
ser um tema bastante difundido, ainda há muitos dúvidas com relação a chamada
pedagogia por projetos. A expressão “metodologia de projetos” (ou “método de
projetos”” apareceu pela primeira vez nas obras de John Dewey (1916) e William
Kilpatrick (1918) que estavam inseridas no mocimento da “Escola Nova”. No
Brasil, foi Anísio Teixeira que introduziu essa questão com o movimento “ensino
para todos” com forte influência da movimento escolanovista.
Esta prática pedagógica pode ser definida como uma
proposta metodológica que busca desenvolver no aluno competências e habilidades
– tais como autonomia, criatividade, análise, síntese e o poder de decisão –
que garantam um bom desempenho pessoal, acadêmico e profissional. Além disso
pode contribuir na criação de condições necessárias para que ocorra o
protagonismo juvenil considerado por muitos como uma exigência desse mundo
globalizado e conectado. O educando deve-se descobrir como sujeito no processo
histórico, inserindo a educação como um momento do processo de humanização.
Pelo
fato do foco dessa proposta estar no aluno, o professor deve fazer uma mediação
pedagógica que quebre com a estrutura rígida e vertical, onde cabe ao aluno
apenas escutar e obdecer. O diálogo deve ser horizontal partindo da realidade
do educando, das suas vivências. O professor não é mais nem a fonte do
conhecimento nem o transmissor de um saber livresco. Isto porque (devido a
amplitude quase infinita do conhecimento produzido na modernidade, das
limitações humanas, do tempo e dos recursos disponíveis) ele não consegue
dominar todo “o conhecimento”. Ele precisa provocar no aluno – devidamente
instrumentalizado com técnicas e métodos de pesquisa – o desejo, a curiosidade
para investigar, problematizar,
argumentar, saber correlacionar, produzir, resolverr problemas, ir para além
dos conteúdos, criar e projetar. Encontrando sentido naquilo que estão
estudando. Assim, o professor deve criar as situações de aprendizagens e as
mediações necessárias para que os alunos possam encontrar o sentido daquilo que
estão estudando. Devendo ser capaz de aprender a conhecer, aprender a fazer;
aprender a viver e aprender a ser.
Neste
sentido, a sala de aula também se transformou. Nao é apenas o espaço e o tempo.
É a própria relação estabelecida entre as partes envolvidas no processo de
ensino aprendizagem. É o contexto onde são combinados conhecimento e trabalho
em equipe visando encontrar soluções para problemas concretas e\ou
significativos para o aluno.
Por
esta razão, a metodologia por projetos é uma forma de aprender partindo de
questões reiais e complexas apresentadas pelo cotidiano dos envolvidos no
processo de ensino aprendizagem. O que permite por sua vez a construção de uma
aprendizagem significativa, onde, o aluno encontrará um sentido no seu objeto
de pesquisa. Para isto ele precisa de ter uma consciência crítica articulada à
prática que, por sua vez, é desafiadora e transformadora. O que significa que
quando o aluno aprende algo novo, ele tem acesso a um conhecimento que se relaciona de forma
substantiva e não arbitrária a um determinado aspecto da sua estrutura
cognitiva. É uma metodologia que
possibilita a prática reforçar a teoria. E esta sendo construída a partir da
prática.
A
educação no mundo atual cada vez mais tem que responder as necessidades e os
desafios propostos pelo indivíduo, pela família, pela sociedade, pelas
políticas nacionais e internacionais. Os desafios da escola são cada vez
maiores e mais complexos. Neste sentido, a instituição escolar tem que propor
novas formas de ensinar, de produzir o conhecimento e de avaliar a partir de
uma dimensão mais formativa. Buscando uma formação integral do aluno. É
importante que o educando se torne mais ativo neste processo e que o
conhecimento tenha um significado e uma aplicabilidade maior para ele. Buscando
concretizar esses novos caminhos, o Instituto de Educação de Minas Gerais
realiza constamente projetos que buscam essa educação mais dinâmica, significativa
e formativa.
Fotos projeto História Oral realizado no IEMG (2016-2018) nas aulas de história (professor Ronaldo Campos)
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