segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Pedagogia por projetos: uma prática inovadora.


Pedagogia por projetos: uma prática inovadora.
Texto de Ronaldo Campos


Fotos do projeto de educação patrimonial - realizado no IEMG (2017)



Nos últimos anos no Brasil, em todos os níveis da educação formal, observamos o crescimento do processo de ensino aprendizagem a partir de projetos. Apesar de ser um tema bastante difundido, ainda há muitos dúvidas com relação a chamada pedagogia por projetos. A expressão “metodologia de projetos” (ou “método de projetos”” apareceu pela primeira vez nas obras de John Dewey (1916) e William Kilpatrick (1918) que estavam inseridas no mocimento da “Escola Nova”. No Brasil, foi Anísio Teixeira que introduziu essa questão com o movimento “ensino para todos” com forte influência da movimento escolanovista.
Esta  prática pedagógica pode ser definida como uma proposta metodológica que busca desenvolver no aluno competências e habilidades – tais como autonomia, criatividade, análise, síntese e o poder de decisão – que garantam um bom desempenho pessoal, acadêmico e profissional. Além disso pode contribuir na criação de condições necessárias para que ocorra o protagonismo juvenil considerado por muitos como uma exigência desse mundo globalizado e conectado. O educando deve-se descobrir como sujeito no processo histórico, inserindo a educação como um momento do processo de humanização.
Pelo fato do foco dessa proposta estar no aluno, o professor deve fazer uma mediação pedagógica que quebre com a estrutura rígida e vertical, onde cabe ao aluno apenas escutar e obdecer. O diálogo deve ser horizontal partindo da realidade do educando, das suas vivências. O professor não é mais nem a fonte do conhecimento nem o transmissor de um saber livresco. Isto porque (devido a amplitude quase infinita do conhecimento produzido na modernidade, das limitações humanas, do tempo e dos recursos disponíveis) ele não consegue dominar todo “o conhecimento”. Ele precisa provocar no aluno – devidamente instrumentalizado com técnicas e métodos de pesquisa – o desejo, a curiosidade para  investigar, problematizar, argumentar, saber correlacionar, produzir, resolverr problemas, ir para além dos conteúdos, criar e projetar. Encontrando sentido naquilo que estão estudando. Assim, o professor deve criar as situações de aprendizagens e as mediações necessárias para que os alunos possam encontrar o sentido daquilo que estão estudando. Devendo ser capaz de aprender a conhecer, aprender a fazer; aprender a viver e aprender a ser.
Neste sentido, a sala de aula também se transformou. Nao é apenas o espaço e o tempo. É a própria relação estabelecida entre as partes envolvidas no processo de ensino aprendizagem. É o contexto onde são combinados conhecimento e trabalho em equipe visando encontrar soluções para problemas concretas e\ou significativos para o aluno.
Por esta razão, a metodologia por projetos é uma forma de aprender partindo de questões reiais e complexas apresentadas pelo cotidiano dos envolvidos no processo de ensino aprendizagem. O que permite por sua vez a construção de uma aprendizagem significativa, onde, o aluno encontrará um sentido no seu objeto de pesquisa. Para isto ele precisa de ter uma consciência crítica articulada à prática que, por sua vez, é desafiadora e transformadora. O que significa que quando o aluno aprende algo novo, ele tem acesso  a um conhecimento que se relaciona de forma substantiva e não arbitrária a um determinado aspecto da sua estrutura cognitiva.  É uma metodologia que possibilita a prática reforçar a teoria. E esta sendo construída a partir da prática.

A educação no mundo atual cada vez mais tem que responder as necessidades e os desafios propostos pelo indivíduo, pela família, pela sociedade, pelas políticas nacionais e internacionais. Os desafios da escola são cada vez maiores e mais complexos. Neste sentido, a instituição escolar tem que propor novas formas de ensinar, de produzir o conhecimento e de avaliar a partir de uma dimensão mais formativa. Buscando uma formação integral do aluno. É importante que o educando se torne mais ativo neste processo e que o conhecimento tenha um significado e uma aplicabilidade maior para ele. Buscando concretizar esses novos caminhos, o Instituto de Educação de Minas Gerais realiza constamente projetos que buscam essa educação mais dinâmica, significativa e formativa.










Fotos projeto História Oral realizado no IEMG (2016-2018) nas aulas de história (professor Ronaldo Campos)

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