Aula Magna – uma experiência surpreendente
O
mundo atual é marcado por uma tecnologia cada vez mais avançada, pela
globalização e pela grande velocidade de transmissão de dados e informações.
Apesar de tamanha transformação, na maioria das vezes, a educação e,
consequentemente, a aula (o dia a dia escolar) de muitos brasileiros continua
reproduzindo práticas tradicionais e ultrapassadas. Isto significa que a escola
está distante da realidade do aluno.
Para
modernizar as práticas pedagógicas não basta apenas introduzir ou investir em
novos equipamentos tecnológicos. Pois, a tecnologia é o meio e não o fim em si
mesma. É uma mera ferramenta de apoio. Para inovar a prática docente com aulas
dinâmicas, atrativas e interdisciplinares, é fundamental transformar a prática
do professor e repensar o papel da educação no mundo contemporâneo.
Nos dia 23
de setembro de 2018, no Grande Teatro do Palácio das Artes (Fundação Clóvis
Salgado) a supervisão e os professores do
terceiro ano do ensino médio do Instituto de Educação tiveram a oportunidade de
participar de um importante evento pensado dentro dessa perspectiva de
inovação pedagócia. Trata-se da “Aula Magna – Enem 51”. Evento organizado pelo
colégio e pré-vestibular Chromos que contou com uma plateia composta por mais
de 1700 alunos, os professores do Chromos realizaram uma palestra interativa e
dinâmica com o objetivo de compartilhar novas experiências e valores.
A “Aula Magna” não é
uma paletra acadêmica tradicional. É um evento interdisciplinar que abordou na
perspectiva de uma “sala de aula ampliada” os cinco eixos cognitivos do Exame
Nacional do Ensino Médio (ENEM) utilizando de forma criativa vários elementos
midiáticos, pedagógicos e teatrais
Nenhum comentário:
Postar um comentário