domingo, 13 de outubro de 2019

IEMG: um pouco de história (texto e pesquisa de Ronaldo Campos)












O Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG) é uma escola tradicional de grande destaque no cenário estadual e nacional. Responsável pela formação de muitas gerações de mineiros. É uma das maiores escolas da rede estadual de Minas Gerais atendendo a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio, o magistério pedagógico e a educação de jovens e adultos. Localizado atualmente no bairro Funcionários, no quarteirão central que se extende da rua Pernambuco à rua Paraíba, da rua Timbiras à avenida Carandaí, tem a sua origem na fundação da Escola Normal Modelo, pela Lei nº 439, de 28 de setembro de 1906. Instalada oficialmente na capital mineira no no mês de março de 1907 sob a direção de Aurélio Pires e responsabilidade e fiscalização do Secretário do Interior, na época, Manuel Thomaz de Carvalho Britto.
A criação da escola normal da capital se insere dentro de uma ampla reforma da instrução primária que buscava um novo profissional, técnico e competente, pois, de acordo com o relatório do governo apresentado pelo Secretário do Interior, Delfim Moreira, os professores mineiros que atuavam naquela época não possuiam uma formação adequada. Sendo impressindível “

[...] melhorar as condições de capacidade profissional do futuro professor, não seria desacertada a criação nesta capital, de um instituto normal superior, estabelecimento modelo, calcado sob os melhores moldes, destinado a servir de tipo ou paradigma aos outros estabelecimentos iguais, criados ou equiparados, e a preparar professores para as escolas singulares das cidades, as grupadas que fossem instituídas e as normais inferiores (MINAS GERAIS, 1905, p.123).

Seu edifício de alto valor artístico e histórico foi concebido para ser o Gynasio Mineiro. O projeto original é de autoria do desenhista e arquiteto Edgar Nascentes Coelho e sua execução de Francisco Soucasseaux, Aurélio Lobo e Bento Medeiros. Adotou o espírito do estilo oficial utilizado para as edificações da época em que se projetou a nova capital: um ecletismo mesclado com elementos neoclássicos e de outras escolas artísticas. A construção teve início em 1897 e finalizada no ano seguinte, “mas o prédio teve outra função. Foi destinado pelo governo para a instalação do Tribunal de Relação e demais departamentos do fórum” (CAMPOS, 2012, p.08) Em 1909, a Escola Normal Modelo foi transferida para o prédio do Tribunal de Relação, na rua Pernambuca, 47. De 1926 a 1930, foi realizada uma ampla reforma desse prédio quando foi apresentada a nova fachada desenhada pelo arquiteto Carlos Santos, o mesmo do Grupo Escolar Pedro II.  Em 1946, pela Lei Orgânica do Ensino Normal - Decreto-Lei n. 8.520, de 2 de janeiro, a Escola Normal Modelo passou a ser designada de Instituto de Educação do Estado de Minas Gerais (IEMG) e a Escola de Aperfeiçoamento foi substituída pelo Curso de Administração Escolar (CAE) ministrado a partir de então pelo IEMG. A nova instituição escolar passava a ter por função atuar na formação de professores para o ensino normal e para a ocupação de cargos da administração do ensino estadual.

Por essa lei, os novos institutos de educação deveriam englobar do jardim de infância até a especialização para professores primários e a habilitação em administração escolar. Essa lei é parte integrante das reformas instituídas por Gustavo Capanema. Na década de 50, ocorreu um incêndio provocado por um curto circuito, iniciado na biblioteca geral, destruindo o Grupo Escolar de Demonstração do IEMG. Reconstruído e inaugurado dois anos depois. O CAE funcionou no Estado de Minas Gerais entre os anos de 1946 a 1969. No final da década de 60, foi extinto pela lei nº. 5.540/1968, sendo substituído pelo curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG). De 1970 até 1995, funcionou como instituição vinculada à Secretaria de Estado da Educação. Em 1995, passou a integrar a FaE/CBH-UEMG e o IEMG foi equiparado às outras escolas estaduais, mas foi mantido o Curso Normal de Nível Médio (conhecido como Magistério) com o objetivo de formar profissionais para atuarem na educação infantil.

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